Pesquisar aqui

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO!!!!

Em 28 de outubro, Foz recebe o Dia Internacional da Animação


Escolas, universidades e entidades podem participar do evento, solicitando a mostra na instituição.

No próximo dia 28 de outubro, às 19:30 horas, o riso e a diversão irão sintonizar o município de Foz do Iguaçu a centenas de cidades brasileiras e outras tantas espalhadas por 30 países, durante a realização do Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo.

Além de ajudar a difundir esta linguagem artística, a mostra, criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), acontece para celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892. Este episódio, quanto Émile Reynaud fez as projeções de seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, ficou marcado como sendo a primeira exibição pública de imagens animadas, contribuindo para a evolução da arte audiovisual.

Neste ano, as sessões gratuitas incluirão cinco mostra de uma hora de duração cada, dirigidas a adultos e crianças. Além disso, haverá filmes voltados para acessibilidade, voltados para públicos especiais.

A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona e cinema de animação é promovido pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A iniciativa conta ainda com o apoio cultural do Portal H2FOZ.

Na cidade, o ponto de referência para a exibição dos filmes será no Teatro Barracão, no dia 28 de outubro, às 19:30 horas. Entretanto, os promotores estão organizando um roteiro de exibição em escolas municipais e estaduais, universidades e entidades.

Conforme explica o coordenador local do DIA, o produtor cultural Paulo Bogler, os representantes de instituições interessados em integrar este circuito internacional de animação, basta entrar em contato com a coordenação que irá disponibilizar os vídeos gratuitamente, além de orientar e ajudar na elaboração da atividade. “O objetivo é promover o acesso aos filmes de animação por diferentes públicos, de todas as idades e necessidades. Por isso, queremos levar as mostras até as organizações sociais, escolas e universidades”, afirma Paulo Bogler.

Esta será a terceira edição iguaçuense do DIA. Nos dois anos anteriores, cerca de 15 instituições organizaram projeções da mostra, reunindo cerca de 12 mil espectadores por ano. Agora, além das exibições, os promotores locais do evento pretende realizar uma oficina de formação em cinema de animação, além de levar o circuito para as cidades da Argentina e do Paraguai e de alguns municípios vizinhos.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 300 cidades integradas pelas exibições e outros 30 países também sediarão o evento, entre eles, Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia,Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.


fonte: (http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111027140020&cat=paraiba&keys=-dia-internacional-animacao-tem-participacao-municipios)
28/20/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.