Pesquisar aqui

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SAPO integra estatísticas do INE no ambiente SAPO Mapas



A partir de hoje, o SAPO Mapas dá mais um passo na inovação e permitirá a todos os seus utilizadores uma consulta facilitada dos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE).







Quem visitar o SAPO Mapas, em http://mapas.sapo.pt poderá desde já escolher a opção ‘Estatísticas’ e aceder a um conjunto diversificado de dados quantitativos apresentados nos formatos gráficos mais adequados para uma leitura visual, facilitada e funcional da sua distribuição nas diferentes regiões do País. A partir de julho, nas ‘Estatísticas’ do SAPO Mapas será possível consultar, inclusivamente, os primeiros resultados dos Censos 2011.
Com o objetivo de fornecer um serviço intuitivo para o utilizador final, este projeto, fruto da parceria entre o SAPO e o INE, levou à apresentação da informação estatística georreferenciada em dois modelos de seleção – por temas ou pesquisa livre – e três tipos de representação – mancha territorial, circular e barras.
A utilização e o confronto de resultados obtidos pela selecção de várias dimensões constituem também uma das vantagens da nova área do SAPO Mapas, facilitando a análise, a interpretação ou as tomadas de decisão a estudantes, profissionais ou apenas curiosos.
O SAPO torna-se hoje a única plataforma de mapas em Portugal a integrar informações estatísticas, reforçando assim o seu pioneirismo ao nível da criação de plataformas, desenvolvimento de conteúdos e definição de modelos de usabilidade para o utilizador final. O trabalho conjunto do SAPO e do INE viabiliza uma nova ferramenta disponível para que investigadores, professores, jornalistas e todos os cidadãos interessados possam ter contacto com informações de grande utilidade pública, de uma forma ágil e intuitiva.






in Revista BiT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.