Pesquisar aqui

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As bicicletas são o transporte de eleição

No dia 17 de Setembro de 2010 a nossa escola, Escola Secundária José Gomes Ferreira, recebeu a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB) e a Câmara Municipal de Lisboa. Estas duas entidades vieram sensibilizar os alunos da escola para que utilizem as suas bicicletas com mais frequência, pois são um meio de transporte seguro, não poluente e bastante económico.
A Câmara Municipal de Lisboa mostrou-nos toda a rede de ciclovias que já foram criadas e algumas que ainda estão em construção, sensibilizando-nos para andar de bicicleta pois a cidade disponibiliza locais seguros para circular e locais onde podemos deixar as nossas bicicletas. A CML também disponibiliza bicicletas para podermos deslocar-nos dentro da cidade em que os primeiros 30 minutos são grátis.
A FPCUB sensibilizou-nos também para o uso das bicicletas, mas principalmente para as regras de segurança necessárias para uma circulação saudável entre ciclistas e automobilistas.
No final da palestra o Director da escola disse que a ESJGF já tinha aderido ao projecto e que já possuí-a infraestruturas apropriadas para que todos pudessem colocar as suas bicicletas dentro da escola.



De omb

ESJGF sobre rodas


No passado dia 17 de Setembro na Escola Secundaria Jose Gomes Ferreira realizou-se uma palestra de sensibilização aos alunos sobre os beneficios de andar de bicicleta.
A FPCUB para captar a atenção dos alunos projectou um "power point" que nos falava sobre as vantagens do uso deste veículo.

Fomos abordados por um jovem que nos falou sobre segurança, a prudência de circulação na via e exemplificou como proteger as nossass "biclas".
De seguida um dos organizadores da palestra afirmou o envolvimento da câmara municipal de Lisboa neste projecto intitulado:
"Vai de bicla para a escola",perguntou se alguém tinha alguma questão e passou a palavra ao director da escola que nos disse que a escola estava envolvida neste projecto e falou-nos da disponibilização de bicicletas para os alunos como transporte escolar.
Trabalho realizado por Marta Mensurado

domingo, 3 de outubro de 2010

Bicicletas em acção!

No dia 17 de Setembro de 2010, no anfiteatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira, realizou-se uma palestra para os alunos das várias turmas do 12º ano com o apoio da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) e da Câmara Municipal de Lisboa.

O tema desta palestra era simples: a adesão dos jovens ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Este tema foi introduzido através de diversos "slideshows" e de discursos de alguns membros da federação, reforçando algumas vantagens como a protecção do ambiente, o gasto económico, a saúde e a segurança dos jovens.

Foi-nos também exposto um projecto que muitos de nós já testemunhámos e que continua relacionado com o tema do evento: a criação de ciclovias na cidade. Trata-se de um projecto recente e ainda em crescimento, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Por fim, o objectivo deste evento é informar e persuadir à adesão, contudo, cabe-nos a nós decidir aderir ou não a este meio de transporte.



Beatriz Cabeleira, nº5
Miguel Ferro, nº16
12º5