Pesquisar aqui

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que todos querem



O que todos querem Se tem interesse em saber qual a palavra mais pesquisada em 2009, continue a ler esta notícia.
A resposta certa é Michael Jackson. O cantor norte-americano aparece no topo das palavras mais pesquisadas durante este ano em vários motores de busca, entre os quais o Google, o Bing e o Yahoo!

Mas vamos por partes: é que este é uma das poucas semelhanças entre os tops dos vários motores de pesquisa.

No caso do Bing, o produto da Microsoft, a predominância dos utilizadores norte-americanos fez-se sentir: é verdade que os termos do pódio são universais (Twitter e gripe suína, além do cantor falecido em 2009), mas no top 10 também encontramos entradas que pouco dizem à maioria dos europeus, como a actriz Farrah Fawcett. Outra entrada curiosa é a de outra estrela falecida em 2009: Patrick Swayze.

Se no Yahoo! a palavra mais pesquisada é a mesma (Michal Jackson), podemos encontrar outras novidades no top10: desde logo o Wrestling, com a entrada WWE a ocupar a terceira posição, mas também Twilight, a saga de vampiros que tem vindo a invadir as livrarias e os cinemas. Do top10 também fazem parte Birtney Spears, em quinto, e o programa American Idol.

E Portugal?

Claro que quisemos logo saber os dados para Portugal. Mas apenas um site de pesquisa tem dados organizados por país – o Google. Infelizmente, os dados incluem diversos países, como El Salvador ou a Nigéria, mas não Portugal.Ainda assim, é possível encontrar uma entrada relativa a Portugal.

É no ranking relativo à União Europeia; neste, além das palavras mais pesquisadas (e aqui não há novidades: facebook, youtube e Hotmail ocupam os primeiros lugares) também estão disponíveis pesquisas por aplicações para telemóveis, produtos à venda on-line ou festivais…

E é precisamente nesta última categoria que aparece Portugal. É que entre todos os festivais, o Sudoeste é o segundo mais pesquisado, logo atrás do festival germânico de Sonnenrot e à frente do festival de cinema de Veneza.

Em língua portuguesa, temos os dados relativos ao Brasil. Dois serviços brasileiros conseguem colucar-ser entre as pesquisas mais frequentes – o orkut é mesmo líder, ao passo que o baixaki aparece em quarto lugar (o youtube é segundo e o Hotmail terceiro). Nas pesquisas sobre desporto temos alguns clubes entre os primeiros lugares (corinthians é terceiro, palmeiras quinto e flamengo sexto), mas é o canal globo esporte o tema mais pesquisado. Outro dado curioso é a quarta entrada na categoria entretenimento: jogos de meninas.

Top10 dos três maiores motores de pesquisa mais utilizados em todo o mundo (por ordem)

Bing: Michael Jackson; Twitter; Swine Flu; Stock Market; Farrah Fawcett; Patrick Swayze; Cash for Clunkers; Jon and Kate Gosselin; Billy Mays; Jaycee Dugard.

Yahoo: Michael Jackson; Twilight; WWE; Megan Fox; Britney Spears; Naruto; American Idol; Kim Kardashian; NASCAR; Runescape.

Google: Michael Jackson; Facebook; Tuenti; Twitter; Sanalika; New Moon; Lady Gaga; Windows 7; Dantri.com.vn; Torpedo Gratis

Novas regras nos MP3


A comissão europeia está a ponderar limitar o volume máximo nos leitores de MP3.

Apesar de neste momento existirem no mercado leitores de MP3 que atingem os 120 decibéis, os responsáveis da União Europeia estão empenhados em regular o limite máxima que estes dispositivos podem atingir – segundo os dados disponíveis, para valores a rondar os 85 decibéis.

Durante o ano de 2008, um relatório lançou o problema: mais de dez milhões de pessoas têm problemas auditivos por ouvirem música demasiado tempo num volume demasiado elevado.

Ainda assim, um responsável da indústria já veio referir que os 85 db podem ser um valor demasiado baixo, devido ao barulho existente nas cidades – como o trânsito – que pode tornar este valor demasiado baixo para os aparelhos portáteis.

Neste momento, esta é apenas uma ideia que circula nos corredores de Bruxelas – mas na Primavera de 2010, poderá mesmo haver uma decisão quanto a este assunto.

Quanto vale um filme pirateado?


Foi presa uma pessoa que se pensa ter sido responsável pelo lançamento de um filme pirateado na Internet. Sabe qual a condenação a que esta pessoa se sujeita?

Até três anos de prisão e o pagamento de 250 mil dólares. Claro que apenas se for condenado, mas a verdade é que este é o tipo de notícias que obrigam todo o pirata informático a pensar duas vezes antes de continuar com as suas actividades.

É preciso, no entanto, ter em linha de conta que se trata de um dos filmes pirateados que maior impacto mediático causou: Gilberto Sanchez (assim se chama a pessoa agora presa pelos agentes do FBI) terá sido o responsável pela disponibilização do filme Wolverine no site megaupload, um mês antes da sua estreia em cinema.

Apesar de ser uma versão ainda inacabada, a mesma continha o essencial do filme e colocou em pânico os estúdios de Hollywood, especialmente a 20th Century Fox – responsável pelo filme. A produção que custou mais de 100 milhões de dólares, segundo um estudo, terá sido vista na Internet mais de quatro milhões de vezes – mas, mesmo assim, este conseguiu atingir as várias centenas de milhões de dólares no que toca a receitas

Bing chega ao tribunal


Não, não estamos a falar de um novo serviço do motor de busca da Microsoft. A companhia foi mesmo processada devido à utilização do nome Bing.

E, desta vez, por uma empresa norte-americana de nome Bing Information Design!. Esta empresa, que tal como o nome indica se dedica à área do design, defende que a utilização do nome Bing! por parte da Microsoft «causa confusão quanto à relação entre as duas empresas».

Entretanto, um responsável da Microsoft já veio dizer que não acredita que exista «qualquer confusão no mercado entre os produtos oferecidos pelas duas empresas».

Recorde-se que já em Julho uma empresa, de nome BongoBing, tinha levantado algumas questões com a utilização do nome Bing por parte da Microsoft.

Internet Explorer perde liderança histórica


Pela primeira vez em muitos anos não é uma versão do browser da Microsoft o navegador mais utilizado, segundo um estudo recente.

Os dados são apresentados pelo site statcounter, e mostram o Firefox 3.5 à frente de duas versões do Internet Explorer – a 7 e a 8. No entanto, e em termos absolutos, a Microsoft não tem grandes motivos de preocupação, já que continua a ser o grande dominador do mercado.

É que as duas versões do browser da Microsoft, segundo quase todos os estudos disponíveis, ainda detêm mais de 50% do mercado, ao passo que o Firefox – nas suas várias versões – não vai além dos 30%.

Ao mesmo tempo, em Portugal (e segundo o mesmo estudo), o Firefox não vai além do terceiro lugar. E no nosso mercado em particular os responsáveis da Microsoft têm razões para estarem contentes: é que o Internet Explorer 8 não é apenas o líder, como já tem 30% do mercado – um valor considerável para um browser tão recente.

E o jogo mais pirateado do ano é…


O líder de vendas é também, este ano, a escolha favorita de quem descarrega jogos ilegalmente.

Modern Warfare 2, o jogo que bateu vários recordes de vendas na indústria do entretenimento em geral e dos jogos em particular, leva para casa o galardão de jogo mais pirateado do ano.

É que foram mais de cinco milhões os downloads feitos do jogo, só a partir da rede BitTorrent – os dados agora apresentados pelo site torrentfreak.

Ainda segundo o mesmo site, além dos mais de quatro milhões de downloads na versão para PC, quase um milhão de pessoas fez o mesmo mas na versão para Xbox 360 – tendo sido o líder destacado nesta plataforma, à frente do jogo Street Fighter IV.

Já na Wii, o recente New Super Mario Bros. foi descarregado mais de um milhão de vezes, ficando assim à frente dos jogos Punch-Out!! e Wii Sports Resort.

Jogos ultrapassam filmes


No Reino Unido os videojogos já vendem mais do que os filmes.

O estudo é apresentado pelo The Daily Telegraph, e apresenta os dados de uma forma bastante simples: nos doze meses entre Setembro de 2008 e 2009 as vendas de jogos renderam mais do que as vendas em DVD e os bilhetes de cinema.

Segundo os dados fornecidos pela empresa de estudos GFK Chart-Track, as vendas na área dos videojogos rondaram os 1.9 mil milhões de euros, ao passo que o U.K. Film Council indica, para esse mesmo período, 1.3 mil milhões de euros gastos em cinema – tanto em filmes no formato DVD como em venda de bilhetes.

Para Portugal ainda não existem dados para o ano que agora termina. No nosso país, em 2008, a venda de jogos electrónicos atingiu valores que rondam os 170 milhões de euros.

Freescale apresenta Tablet PC de 140 euros


Num momento em que meio mundo está à espera do anúncio oficial do Tablet PC da Apple, a Freescale apresentou a sua proposta: um Tablet PC por 200$.

O novo equipamento agora apresentado é um dispositivo com um ecrã de sete polegadas, sensível ao toque, com um processador de baixo consumo energético e que chama a atenção pelo preço: 199$, ou seja cerca de 140 euros.

Este Tablet PC deverá correr em Linux ou utilizando o Chrome da Google, terá ligação por Wi-Fi, e 3G e 512 MB de RAM e um disco com entre 4 e 64 GB.

Um dos vice-presidentes da empresa, Henri Richard, já veio dizer que considera este produto a «ligação perdida entre os smartphones e os computadores pessoais. Recorde-se que a Freescale é a empresa responsável pelos processadores dos Kindles da Amazon.

Esta será uma jogada de antecipação da marca, uma vez que se espera que na feira CES, a decorrer nos próximos dias em Las Vegas, a apresentação de equipamentos similiares baseados em processadores Nvidia e Qualcomm.

Xbox chega ao telemóvel


Ou será que os planos da Microsoft vão ainda mais longe?

Já não é a primeira vez que isto acontece: um anúncio de emprego publicado pela Microsoft revela ao mundo alguns dos planos da Microsoft para o seu futuro mais ou menos imediato.

Desta vez foi um anúncio à procura de um programador capaz de «trazer a experiência Xbox Live para o Windows Mobile». O anúncio estava aqui, mas entretanto a vaga já terá sido preenchida.

Recorde-se que a Microsoft tem estado a perder mercado para os outros sistemas operativos de smartphones, casos do iPhone ou do Android. E esta novidade poderá fazer parte duma última tentativa da marca para reverter esta tendência. É que já está em curso o desenvolvimento do Windows 7 para telemóvel, cujo lançamento está previsto apenas para o último trimestre de 2010.

Mas, ao mesmo tempo, muito se tem especulado se este não poderá ser o ponto de partida para a criação de um dispositivo portátil de chancela Microsoft, à semelhança do que acabou de fazer o Google. Alguns sites on-line falam mesmo dum Zune - o leitor de MP3 da Microsoft, que não está comercializado em Portugal - Mobile.

Firefox no telemóvel


O concorrente mais directo do Internet Explorer não quer ficar para trás: agora, também em versão smartphone.

Ao longo dos últimos anos o Firefox tem vindo a ser o único browser que ganhou uma quota de mercado que pode ser considerada relevante, ainda que longe do líder Internet Explorer. Apostado em chegar ainda mais longe, agora é a vez do Firefox chegar aos smartphones. Neste segmento em específico, o Internet Explorer não tem conseguido sequer incomodar o líder, que é o Opera Mobile, mas também não sabemos qual vai ser a reacção do mercado ao novo programa...

Para já o Firefox apenas está disponível para o sistema Maemo da Nokia, baseado em Linux, e o primeiro smartphone a conhecer a versão móvel deste browser vai ser o Nokia N900. De acordo com os dados fornecidos, o download (que já está disponível) pode ser feito em três dezenas de línguas e tem disponível uma série de opções de personalização e add-ons.

Sony Ericsson Vivaz pro


O teclado QWERTY permite ao utilizador comunicar de forma rápida e eficiente por e-mail, SMS ou até na sua rede social.

O Sony Ericsson Vivaz pro acrescenta o teclado QWERTY à oferta de ecrã táctil, permitindo ao utilizador ter uma experiência optimizada no que respeita às mensagens e entretenimento.

Tal como o Sony Ericsson Vivaz, anunciado em Janeiro, o Sony Ericsson Vivaz pro também permite aos consumidores que produzam e transmitam as suas melhores experiencias em vídeo HD. A plataforma permite que os utilizadores personalizem a sua experiência de entretenimento fazendo o download de aplicações através do PlayNow e da Symbian Developer Community.

Sony Ericsson Vivaz pro estará disponível nos mercados seleccionados a partir do segundo trimestre nas cores Preto e Branco.

Dell lança novo computador ultra-portátil



O novo Dell Latitude 13 é o portátil comercial de 13 polegadas mais fino do mundo
O Latitude 13 da Dell, ultra-fino, oferece características como facilidade de gestão remota, webcam/microfone integrados opcionais e conectividade em movimento, permitem aos utilizadores trabalharem ao nível máximo das suas capacidades. O Latitude 13 suporta virtualização de desktop através da certificação Citrix e VMware, e oferece ao utilizador final a mobilidade desejada, de acordo com as características de segurança e gestão que os departamentos de TI exigem. Outros destaques do produto incluem:

Gestão de sistemas com suporte para tecnologia Broadcom TruManage e serviço Dell ImageDirect que permite às TI criar, actualizar e utilizar imagens de sistema 24h por dia, 7 dias por semana, a partir de uma localização online segura;

Design desenvolvido para virtualização, que permite uma experiência de PC plena, a baixo custo, aos utilizadores em ambientes informáticos atípicos, tais como call centers, serviços regionais e hotéis; Ofertas de segurança personalizadas, incluindo solid-state drives (SSD), disco rígido com encriptação total (FDE- Full disk encryption), controlo Trusted Platform Module (TPM)1 e software Computrace;

Conectividade móvel com opção de banda larga móvel WWAN, Bluetooth e opções de LAN sem fios 802.11g/n ajudam a manter os clientes conectados em qualquer lugar;

Drive externa Blu-ray Disc opcional ou capacidade para download de fotografias para leitor de cartões media 5-em-1.

Samsung reforça conceito Dual SIM com o novo B5722



B5722O melhor de dois mundos no mesmo telemóvel Full Touch
A Samsung anunciou a expansão da linha de equipamentos Dual SIM, com o lançamento do novo Samsung B5722. O Samsung B5722 é um telemóvel Dual SIM com um design slim e ecrã táctil que permite, com um só toque, aceder a redes sociais, mensagens instantâneas e aplicações multimédia. O Samsung B5722 já está disponível nas lojas com um PVP recomendado de 229,90 euros.

Possui um ecrã TFT com uma resolução de 240x320 QVGA e, entre as suas funcionalidades de alta tecnologia, dispõe de Dual Stand-by, ou seja, permite ter dois cartões SIM ligados ao mesmo tempo, sendo fácil alternar entre um e outro cartão, através de uma só tecla. Com um design elegante, o novo Dual SIM da Samsung distingue-se também pelas duas cores em que está disponível: rosa e castanho.

Outlook com ligação a Redes Sociais



Desde que foi lançada a versão Beta do Office 2010, que mais de 4,5 milhões de utilizadores o descarregaram.
De entre as várias aplicações que integram os pacotes disponibilizados no site oficial (www.office.com/beta), que o que mais se destaca é o Outlook 2010, pela sua total remodelação visual e funcional.

Para o tornar ainda mais completo, a Microsoft acaba de lançar o novo Outlook Social Connector, uma ferramenta que permite reunir todos os seus contactos (e restantes informações) de amigos, colegas e familiares provenientes das principais redes sociais. Por enquanto apenas está disponível o acesso à rede LinkedIn, destinada a um tipo de utilizador mais profissional, sendo possível já a sua integração acedendo ao site www.linkedIn/outlook. Até ao inicio do verão espera-se que a integração tanto do Facebook como do MySpace estejam concluídas.

Com o Outlook Social Connector, a Microsoft pretende assim que o utilizador do Office 2010 consiga reunir e simplificar numa só ferramenta a gestão de todos os seus contactos nas diversas redes sociais ao qual se encontra ligado.

Puma lança telemóvel



Puma e a Sagem apresentaram hoje, no Mobile World Congress, o Puma Phone.


O Puma Phone é, de acordo com a Sagem, um telemóvel que mantém uma «estreita ligação com os serviços da marca» e que «reflecte o DNA da Puma».

Totalmente personalizado, este terminal é um dispositivo «amigo do ambiente» e projectado para «facilitar e incentivar um estilo de vida activo, tanto digital como fisicamente».

Aos proprietários do Puma Phone está garantido o acesso ao universo Puma (loja on-line)e um menu em estilo "carrousel".

O telemóvel conta com ligação à Internet e GPS, carregamento solar (a partir de um painel instalado na traseira, vídeochamadas e Bluetooth.

O Puma Phone vai estar disponível nas principais redes de operadoras móveis da Europa e na loja on-line da marca de desporto a partir de Abril de 2010.

Principais características:

Célula solar integrada, com indicador de carga

Touchscreen QVGA TFT de 2,8 polegadas

Máquina fotográfica de 3,2MP com flash LED

Localização a partir de GPS, compasso, geotagging, routing e mapping

Funções de desporto: pedómetro, GPS Tracker e cronómetro

Conectividade HSPA, Bluetooth e USB 2.0

Peso e dimensões: 115g / 102x56x13mm

Microsoft lança antivírus gratuito



Está disponível a partir de hoje o novo antivírus gratuito da Microsoft. E em português.
O Microsoft Security Essentials foi desenvolvido de raiz para trabalhar em conjunto com o sistema operativo Windows (XP, Vista e 7), tendo como principal alvo «os utilizadores domésticos que continuam a navegar na Internet sem qualquer tipo de protecção».

Além da instalação facilitada, as actualizações serão integradas juntamente com as do seu sistema operativo, daí que seja fundamental que o mesmo seja genuíno.

O seu carro foi roubado? A TMN pode ajudar



A operadora do grupo PT lançou um serviço de segurança denominado Car Control, que permite localizar e bloquear um automóvel roubado.


«E se um automóvel for roubado? Caso esse automóvel tenha o serviço Car Control instalado, será possível localizá-lo, em tempo real, e bloquear a sua ignição com vista a uma mais fácil recuperação do mesmo».


A TMN faz a pergunta e como resposta sugere o seu mais recente serviço, que, a partir de um call center (808 253 545) activo 24 horas por dia, permite imobilizar um carro levado pelos amigos do alheio.


Este mesmo call center trabalha em articulação com a polícia para recuperar o carro roubado.


O Car Control baseia-se em cinco funções:


Localização: ver onde está, em tempo real, o carro, via telemóvel ou na Internet, por GPS, através da rede da TMN ou de rádiofrequência.


Bloqueio do carro: inibir o arranque do automóvel, em caso de roubo ou outras situações de emergência.


Botão de alarme no carro: accionar, a bordo do automóvel, um botão de alarme com vista a desencadear um alerta, em situações de emergência (por exemplo, acidente), para o call center de segurança.


Recepção de alarmes: receber alarmes, via SMS ou através da Web, sempre que se registar uma tentativa de roubo do carro ou uma eventual tentativa de desactivação do car control.


Serviço de segurança: contactar uma linha de apoio telefónico, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que localiza e bloqueia o automóvel.


Preços e características

O Car Control apresenta duas modalidades de subscrição: Base e Plus. A primeira está disponível por 9,99 euros/mês (+ 139,90 euros – equipamento e instalação no automóvel), com a localização a ser obtida através da rede móvel da TMN e por rádiofrequência.


A segunda tem um valor de 11,99 euros/mês (+ 234,90 euros – equipamento e instalação no automóvel). Aqui a localização é obtida por GPS e por rádiofrequência. Nesta última modalidade está ainda contemplado o serviço de localização na rede móvel da TMN para a localização do carro em zonas sem cobertura GPS.


Para aderir ao Car Control basta ir a uma Loja TMN ou contactar a linha 12030 (clientes particulares) ou a linha de apoio PT Negócios 16206 (clientes empresariais).


Em seguida, explica a operadora, o cliente é contactado por um parceiro TMN, certificado para o efeito (responsável pelo fornecimento e instalação dos equipamentos), com vista ao agendamento da instalação, a qual consiste num «processo extremamente simples».


O equipamento propriamente dito baseia-se «numa pequena caixa e numa antena (que comunica através de Bluetooth) totalmente ocultas no automóvel».


A TMN garante que o sistema «não fica à vista de quem está no interior do carro nem de quem vê o carro de fora».

África com mais detalhes no Google Earth


Esta actualização ao software da Google inclui novos mapas de trinta cidades e regiões africanas.


Luanda e Maputo são algumas das cidades incluídas com detalhe acrescido no Google Earth.


Tal como acontecia com outras regiões do globo, agora é possível ver algumas zonas de África de várias formas. O botão 'Mapa' apresenta uma de visualização tradicional, «ideal para encontrar uma morada ou planear uma rota de A para B», sublinha a Google.


Para explorar mais pormenorizadamente, os utilizadores poderão optar pelo botão 'Satélite', que apresenta as conhecidas fotos reais tiradas a partir do espaço pelo GeoEye-1.


Já a visualização 'Terreno' apresenta a geografia física de um local (por exemplo, os montes e montanhas).


Com este update, os utilizadores serão capazes de ver mapas detalhados de 32 países africanos, entre os quais Angola, Moçambique, Quénia e África do Sul.

Samsung Apresenta Samsung Wave



A Samsung apresentou o novo Samsung Wave (S8500), o primeiro telemóvel equipado com o Samsung bada, a nova plataforma móvel aberta da Samsung.


Para uma qualidade de imagem melhorada, o Wave introduz o Ecrã Super AMOLED da Samsung, com 3.3". Com a nova funcionalidade Social Hub, os utilizadores poderão integrar todas suas contas de e-mail, IM (Instant Messaging) e redes sociais num mesmo interface, tendo uma única caixa de entrada para todo o tipo de mensagens.


Com a integração das suas mensagens, com as redes sociais, os calendários e as imagens, o utilizador está verdadeiramente sempre ligado e a par de todas as novidades dos seus contactos. Com o TouchWiz 3.0 o utilizador poderá ainda usufruir de um interface intuitivo e personalizável, podendo dispor das aplicações de forma mais fácil e imediata. O CPU do Samsung Wave assegura uma maior rapidez e facilidade nas aplicações e gestão multi-tarefas. Este telemóvel full touch estará disponível a partir de Abril de 2010.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Empresa cria terço digital para o iPhone

Chamado de "As contas de oração", o aplicativo foi lançado a tempo para a Páscoa e foi inspirado por um incentivo do Papa Bento XVI. De acordo com o site inglês The Telegraph, as contas foram concebidas pela empresa Premier Christian Media e tem como público-alvo católicos e outros cristãos que utilizam esse tipo de tecnologia.

Alguns detalhes do aplicativo:



  • as contas (miçangas) que compõem o rosário podem ser giradas com toques na tela;

  • podem-se escolher 243 tipos de design para a cruz e miçangas;

  • orações em inglês, francês, espanhol e latim;

  • o treco faz o aparelho vibrar nos momentos de maior fervor.

terça-feira, 9 de março de 2010

Software identifica pessoas através do nariz

Pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, estão a desenvolver um programa que usa uma das características mais proeminentes da face para reconhecer indivíduos.

Ao contrário de olhos e orelhas, por exemplo, o nariz dificilmente pode ser escondido sob chapéus, cabelo e óculos. O reconhecimento por meio dele também seria mais prático do que impressões digitais, que precisam ser colectadas do indivíduo ou de uma superfície com a qual ele tenha entrado em contato.

Este tipo de reconhecimento através da biométrica (as medidas do corpo) é uma das promessas para aumentar a segurança de locais como aeroportos e bancos, por exemplo.

A equipe de Bath liderada pelos Drs Adrian Evans e Adrian Moorhouse usou um sistema fotográfico chamado PhotoFace, desenvolvido por pesquisadores da Universidade West of England (em Bristol) e pelo Imperial College London. O programa permite escanar em 3D a forma do nariz de voluntários.

O sistema tira quatro fotos com flash de cada ponto específico do rosto sob diferentes ângulos, formando sombras que ajudarão na análise posterior das imagens. O software então trabalha a cor, superfície e profundidade de cada ponto, elaborando coordenadas para o rosto.

O programa faz a análise de acordo com as seis principais formas de nariz: romano, grego, núbio, falcão, arrebitado e dobrado; apenas três características são usadas nas medições: perfil, tamanho da ponta e distância entre os olhos e a ponta to nariz. Com todos esses números, é calculada uma proporção para identificar os indivíduos a partir de um banco de dados.

Nos testes, esse cadastro possuía apenas 36 pessoas, um número baixo, mas que mostrou o bom potencial de uso e rápida taxa de reconhecimento.

Os pesquisadores planejam aumentar o banco de dados e testar o software para ver se, refinado, ele pode identificar indivíduos de um grupo maior e diferenciar entre membros de uma mesma família.

Google testa serviço de buscas na TV

O Google está a testar um serviço de buscas para funcionar em televisores. O serviço permitiria buscar tanto programas que foram ao ar na TV quando conteúdos da internet.

De acordo com o Wall Street Journal, o serviço é testado por um grupo pequeno de usuários recrutados entre os funcionários do Google e suas famílias.

Para levar as buscas para a TV, o Google utiliza um set-top box ou conversor digital que suporta Wi-Fi e roda Android, além de um HD que armazena informações da grade de programação das emissoras de TV.

Não há data para o serviço ser testado pelo público em geral.

Tabela periódica ganha novo elemento

Com a aprovação da autoridade máxima em nomenclatura química do mundo, o Copernicium é finalmente batizado e recebe o símbolo Cn.

Este mês, a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) finalmente deu seu aval oficial para o elemento de número atômico 112.

O Copernicium foi descoberta pelo Centro de Pesquisas em metais Pesados (Gesellschaft für Schwerionenforschung - GSI), em Darmstadt, Alemanha. Criado em 1996, ele é o elemento mais pesado da tabela periódica.

Seguindo uma longa tradição, os pesquisadores da GSI sugeriram homenagear um grande cientista, Nicolau Copérnico. Nascido em 19 de fevereiro de 1473, na Polônia, Copérnico influenciou o surgimento de uma ciência moderna baseada em resultados experimentais. Este cientista passou muitos anos a desenvolver um modelo para observações astronômicas complexas dos movimentos do Sol, Lua, planetas e estrelas. Esse modelo causou grandes mudanças no estudo da astronomia e das forças físicas – além de ter implicações teológicas e filosóficas.

O sistema planetário criado por ele foi, ao longo dos anos, aplicado a outros sistemas análogos no qual objectos se movem pela influência de uma força direccionada a um centro comum – esse modelo funciona até mesmo para escalas microscópicas. Copérnico morreu e 24 de maio de 1543.

Sigurd Hofmann, líder da equipe da GSI, afirmou que a escolha quis homenagear um influente cientista que não recebeu créditos devidos durante sua vida, e também ressaltar a ligação entre astronomia e o campo da química nuclear.

domingo, 7 de março de 2010

Um telemóvel capaz de ler lábios

Lembra-se quando apareceu o primeiro telemóvel, um «tijolo» gigante com antena? Pois as telecomunicações não param de evoluir e pode vir a ser alcançado algo que parece bastante improvável: conversas telefónicas... silenciosas.
Os sinais eléctricos produzidos pelos músculos quando falamos podem ser medidos, mesmo quando não emitimos qualquer som audível, escreve a BBC.
«Estava no comboio e a pessoa a meu lado estava constantemente a tagarelar ao telefone, então ocorreu-me que tinha de fazer alguma coisa para mudar isso», contou a professora Tanja Shultz do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, acrescentando que lhe chamam «comunicação silenciosa».
O dispositivo, em exposição na Alemanha, baseia-se numa técnica chamada electromiografia, que detecta sinais eléctricos através de movimento muscular. A professora avançou que, numa primeira fase, poderá servir para ajudar as pessoas que perderam o uso da fala, devido a doença ou acidente.