sábado, 30 de janeiro de 2010

Computador do futuro

E que tal uma espreitadela ao computador do futuro? Porque não, não é? :b




MacTab


Mactab é um concept tablet criado por Yann Le Coroller que complementa o MacBook. O teclado ultrafino, ultra-portátil e wireless também pode ser usado como proteção à tela no transporte e mantém-se no lugar com uma combinação de ímãs e entalhes. É possível usá-lo tanto no colo como na mesa de trabalho.

Magnífico, pena é ainda não estar no mercado.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tecnologia espacial chega à linha de montagem de automóveis

Um novo carro avança na linha de montagem, pronto para receber o painel de instrumentos.
Em vez dos operários conduzirem uma operação de encaixe, a velocidade e a posição do painel são controladas com a mesma tecnologia que permite que o módulo de carga europeu ATV se conecte automaticamente à Estação Espacial Internacional.
Isto não é ficção, nem projecto. É o que já está a acontecer na nova fábrica de automóveis da Volkswagen, recém-inaugurada em Palmela, Portugal.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ideias para criar um Blog - Novo eblog

Ver
http://eblog.pt/ideias-para-criar-blogs/

50 Anos de Estatísticas da Educação (ensino não-superior)

20 de Jan de 2010

A publicação “50 Anos de Estatísticas da Educação” apresenta um conjunto de indicadores estatísticos demonstrativos da evolução do sistema educativo: taxa real de escolarização; número de alunos matriculados; número de docentes e educadores de infância; número de estabelecimentos de ensino.

A publicação foi elaborada no quadro da Delegação de Competências do Instituto Nacional de Estatística no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação e da colaboração estabelecida entre as duas entidades através da qual têm sido desenvolvidos diversos trabalhos, visando o incremento da produção e da disponibilização da informação estatística sobre Educação.

Mais informação em:

domingo, 24 de janeiro de 2010

Crianças que enviam SMS lêem e falam melhor


É uma constatação que pode levar os pais a pensar duas vezes antes de proibirem os filhos de enviar mensagens SMS. Um estudo publicado pela British Academy revela que as crianças que recebem e enviam mensagens através do telemóvel lêem e falam melhor do que as outras. O resultado da pesquisa, publicada na quarta-feira, aconselha mesmo os pais a estimularem o uso de SMS pelas crianças.

Mais informações em:

Sabe qual é a palavra-passe mais comum na Internet?


«1, 2, 3, 4, 5, 6» é a palavra-chave mais usada pelos utilizadores da Internet para acederem a sites e serviços. A Imperva, uma empresa de segurança de dados dos Estados Unidos, analisou 32 milhões de senhas reveladas, recentemente, após um ataque de hackers ao site RockYou.com.

O estudo da empresa norte-americana descobriu que na lista, das dez palavras-passe mais comuns estão:

1 - 123456 / 2 - 12345 / 3 - 123456789 / 4 - Password / 5 - iloveyou / 6 - princess / 7 - rockyou / 8 - 1234567 / 9 - 12345678 / 10 - abc123


Link: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/internet-seguranca-hackers-estudo-palavras-passe-utilizadores/1133398-4069.html

Internet chega à Estação Espacial Internacional


Os astronautas que estão na estação Espacial Internacional têm finalmente acesso à Internet. De acordo com a agência AP, o acesso foi estabelecido pelo astronauta Timothy Creamer, que estava a trabalhar no projecto desde o mês passado.
Esta sexta-feira, finalmente, Creamer conseguiu enviar a primeira mensagem desde o espaço, através da rede social Twitter: «Hello Twitterverse!», escreveu desde a conta que assina como «Astro_TJ», acescentando: «We r now LIVE tweeting from the International Space Station -- the 1st live tweet from Space! :) More soon, send your ?s». Algo que pode ser traduzido como: «Estamos em directo a “twittar” desde a Estação Espacial Internacional – o primeiro tweet desde o espaço. Mais em breve, enviem os vossos».

Link: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/tecnologia-espaco-internet-tvi24/1133539-4069.html

Conheça o Windows 7 por dentro e por fora!


Muito se fala actualmente sobre o Windows 7. Todos os dias aparecem novos artigos de opinião, novos testes apoiados em benchmarks, novas análises e novas experiências nos fóruns. Se há algo que podemos desde já concluir é que este novo sistema operativo já conseguiu conquistar as atenções tanto dos chamados utilizadores domésticos como dos profissionais, ou seja, já derrubou o Vista em termos de popularidade, sem qualquer dificuldade (não é que fosse preciso muito).


Siga algumas dicas deste site:


Recursos digitais gratuitos para a Educação

Mais um excelente repositório de freeware para a educação (alunos e professores):

 
.

Em que casos o WIKI é uma melhor opção que o E-mail?

Estes Senhores da commoncraft.com tem videos curtos (2-3 minutos) com explicações práticas muito interessantes. Este aqui é sobre o WIKI. Clique para ver:



.

Português vence concurso mundial de astrofotografia

das "Galilean Nights" PDF Imprimir e-mail


Uma imagem da Nebulosa de Orion valeu ao engenheiro electrotécnico Luís Miguel Santo o primeiro prémio do concurso mundial de astrofotografia das "Galilean Nights", um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia.

nebulosa

Está entre 1300 a 1500 anos-luz da Terra e é conhecida por ser uma zona próspera na criação de estrelas: a Nebulosa de Orion valeu ao engenheiro electrotécnico Luís Miguel Santo, de 34 anos, o primeiro prémio do concurso mundial de astrofotografia das "Galilean Nights" ("Noites de Galileu"), um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).

A fotografia, captada na Atalaia (Montijo), foi a vencedora da competição "Beyond Earth" ("Para além da Terra"), que juntou imagens do Universo captadas por todo o globo. Os participantes foram desafiados a obter imagens dos objectos astronómicos estudados por Galileu Galilei, o cientista que há 400 anos protagonizou as primeiras observações do céu realizadas através de um telescópio e que inspirou a Organização das Nações Unidas a decretar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.

"O objecto que Galileu observou e que escolhi foi a nebulosa de Orion, também conhecida como o objecto de Messier 42 (M42) e que está enquadrada com outra nebulosa (NGC1977), denominada na gíria “Running Man” (olhando na zona azul, e com alguma imaginação, vemos um indivíduo a correr, tal como o nome em inglês sugere). Existe ainda uma zona de concentração de estrelas denominada trapézio, pela sua disposição, que foi objecto de estudo de Galileu", explica Luís Miguel Santo.

"A Nebulosa de Orion (zona avermelhada em baixo na fotografia), pertence à constelação de Orion, e é denominada uma nebulosa de emissão (nuvem de gás ionizado que emite luz de várias cores) dada a presença, entre outros, de enormes quantidades de hidrogénio, a principal matéria-prima das estrelas. É uma zona conhecida como profícua na criação de estrelas. A nebulosa NGC1977 é uma nebulosa de reflexão; nuvens de poeira que simplesmente reflectem a luz de uma ou mais estrelas vizinhas, e como tal apresenta uma coloração azulada", revela o astrónomo amador.

A fotografia foi captada em final de Outubro, na Atalaia. "É um local que, apesar de não ser perfeito pela presença (infelizmente cada vez maior) da poluição luminosa da zona metropolitana de Lisboa, é relativamente perto para a maioria dos astrónomos amadores da zona de Lisboa, permitindo juntar nas noites de lua nova umas dezenas de aficcionados", conta Luís Miguel Santo.

Luís Miguel Santo foi apenas um dos numerosos entusiastas que participaram em Portugal nas Noites de Galileu, entre 22 a 24 de Outubro 2009. No total, 18 cidades desenvolveram perto de 50 actividades muito "espaciais", transformando, uma vez mais, o país num dos mais dinâmicos: jantou-se em Marte em Espinho, leu-se com estrelas em Braga e fotografou-se o céu...

Para o engenheiro electrotécnico, o prémio internacional foi uma "cereja no topo do bolo", principalmente porque, sendo a astrofotografia uma paixão, captar uma fotografia dos astros para além da Terra não é fácil e requer um "árduo" trabalho de aprendizagem. "O ritual de preparação e obtenção de uma astrofotografia tem algo que se lhe diga. Começa por preparar de antemão os objectos a fotografar, bem como definir os principais parâmetros de exposição, enquadramento, e montar o equipamento... Uma sessão normal inicia-se pelas 22h e pode terminar quando a estrela mais perto da terra dá a volta", frisa.

Ao contrário da fotografia tradicional, cada imagem em astrofotografia é composta por vários fotogramas (podendo durar tipicamente até 15 minutos por fotograma), incluindo a cor que tipicamente é obtida através de filtros distintos para o vermelho, o verde e o azul. Posteriormente, toda a informação contida nos diferentes fotogramas (luz e cor) é alinhada e calibrada de forma a obter apenas uma imagem a cores de maior detalhe, explica Luís Miguel Santo.

"A Astronomia é para mim um desafio que reúne duas paixões: fotografia e ciência. A Astronomia vai para lá da ciência...tem um pouco de filosofia e é um exemplo importante na eterna procura do conhecimento, em especial o de olhar o Universo, cada vez mais longe, para perceber algo bem próximo...a própria Humanidade e a sua história", sublinha.

O concurso de astrofotografia foi promovido no âmbito das "Noites de Galileu", um evento de divulgação da Astronomia promovido à escala planetária e que, em Outubro, reuniu mais de 1300 actividades em cerca de 90 países de todos os cantos do globo.

Portugal já tinha sido galardoado pelo seu empenho no Ano Internacional da Astronomia, distinguindo-se entre a centena de países participantes. No Verão passado, Ana Mourão, investigadora do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA/ IST), e a Fundação Navegar foram recompensados pela Comissão Internacional do AIA2009, por ter dado vida, com dedicação e originalidade, a dois dos mais relevantes eventos da iniciativa "100 Horas de Astronomia", que decorreu entre 2 e 5 de Abril.

O Ano Internacional da Astronomia (www.astronomia2009.org) é organizado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Nacional Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

Firefox 3.6 versão final


O blog oficial da Mozilla confirma que o browser Firefox 3.6 final já está disponível.

Depois de ter lançado à bem pouco tempo a versão Release Candidate 2 a Mozilla lança agora a versão final com um vídeo introdutório sobre as suas novas capacidades e novidades.

Mike Beltzner director do Firefox revela algumas das novidades no vídeo como a ligação super rápida com o Personas que conta já com mais de 35 mil temas para Firefox ou a procura de actualizações de plugins que necessitam de update. Ao mesmo tempo Beltzner enaltece diversas potencialidades do browser como gradients CSS e outros standards da web moderna.

Este lançamento não poderia vir em melhor altura para a Mozilla já que a segurança do Internet Explorer tem sido posta em causa ultimamente com os últimos ataques aos serviços da Google. Uma boa política de marketing focado na segurança do Firefox pode ser um grande passo para a captação de utilizadores do browser da Microsoft.