Pesquisar aqui

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como supervisionar o uso de outros computadores

Como supervisionar o uso de outros computadores!
Na passada edição foi publicada (página 26) uma solução que nos permite saber quais os programas executados num computador, por exemplo supervisionar o uso que os nossos filhos fazem do computador. Existe no entanto uma solução muito mais "poderosa", que nos permite supervisionar todo o uso de outros computadores, ligados em rede local com o nosso, e essa supervisão passa pela captura regular de imagens do ecrã, conhecimentos das páginas Web visitadas, conversas em "chats" da internet, etc.
O programa é totalmente gratuito, embora tenhamos de nos registar como utilizador.
De seguida, e sem necessidade de confirmar esse registo, basta um clique sobre "Downloads" para poder efectuar a recolha:
BlackBox Security Monitor
Uso grátis - 17,5 MB
Link ref.:16791
Na prática:
- Após recolhido o programa, instale-o no seu próprio computador, não no computador (ou computadores) a monitorizar.
- Assim que executar o programa surge o quadro "Add Computers". Seleccione "Add Remote Computers" e clique sobre "Next".
- Agora em vez do "Automatic Deployment", o melhor é seleccionar "Manual Deployment", o que lhe permite seleccionar uma pasta onde será criado o programa a instalar em cada um dos computadores a monitorizar.
- Copie estes ficheiros e execute o programa "BBAgentlenstaller" em cada um dos computadores a monitorizar.
- Assim que o fizer irá ver a mensagem de que teve sucesso. Nada mais indica ao utilizador que este computador está "sob monitorização".
- No seu próprio computador, a janela do "Black Box" indica-lhe de imediato que um novo computador está a ser monitorizado. Fazendo um clique sobre o mesmo (na coluna da esquerda do BlackBox") irá ver uma imagem do ecrã desse computador, uma captura do respectivo ecrã.
- A captura das imagens de ecrã é feita a intervalos regulares. Utilize a barra de topo para ir vendo os ecrãs mais actuais, ou anteriores, pois pode ver o que se passou em cada dia, hora e minuto.
- Para além da captura de ecrã, utilize a barra de topo para ficar a saber quais os programas executados, e por quanto tempo, quais as páginas web visitadas, quais as pesquisas feitas e até as conversas online ("chat").
- Agora que já conhece o poder deste programa, faça um clique sobre "Settings", em cima, e pode adicionar uma palavra-passe para que só você possa aceder a esta monitorização.
- Dê uma vista de olhos pelas restentes opções de configuração, que includem a possibilidade de definir alertas caso determinado programa seja executado nos computadores sob minitorização, ou se determinada página Web for aberta.
- Trata-se realmente de uma solução "poderosa", pode mesmo ser considerado um "programa espiao", deve ser utilizado com muita cautela e apenas caso seja imperiosa essa utilização...
Este Artigo foi retirado da revista Computador nº134 - Maio 2010
Catarina Pereira Mendes (nº8)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.